domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremoto e tsunami matam mais de 700 no Chile

O número de mortos provocados por um megaterremoto que atingiu o Chile subiu para mais de 700 no domingo com novas informações chegando de cidades costeiras devastadas pelo tremor e por tsunamis provocados por ele.
Imagens de emissora de televisão da cidade portuária localizada a 350 km ao sudoeste de Santiago mostraram casas destruídas, grandes barcos pesqueiros arrastados para terra firme e carros virados, pessoas desesperadas por comida e água saquearam lojas em algumas áreas mais afetadas pelo terremoto.
O prejuízo econômico causado pelo desastre estaria entre 15 e 30 bilhões de dólares informou a empresa de risco Eqecat. Alguns economistas projetam um profundo impacto na economia após o terremoto abalar setores industriais e da agricultura das regiões mais afetadas.
Uma série de abalos subsequentes atingiram o país e um mais forte balançou prédios na capital no ínicio deste domingo. Enquanto isso milhares de moradores de Concepción acamparam em barracas ou abrigos improvisados, temendo que novos tremores possam derrubar novos prédios.

Terremotos ou Sismos




Terremoto ou abalo sísmico é um movimento rápido e imprevisível causado por falhas na placa rochosa. A ruptura na placa rochosa cria o liberamento de energia, gerando ondas elásticas que se propagam por várias direções da terra.
As rochas são como corpos elásticos, sendo submetidas a compressões ou trações, quando atinge o limite de resistência da rocha ela. se rompe, chamado falha. O que causa maior estrago são as vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir de uma falha. Mas uma falha pode não atingir a superfície da Terra dependendo da distância do seu hipocentro, se o seu hipocentro for mais próximo da superfície da terra o terremoto será mais forte

Tipos de Sismos
Sismos naturais são os sismos mais comuns, causados pela separação das placas, quebra ou simplesmente deslizam uma pela outra.
Sismos induzidos são sismos relacionados à ação humana diretamente ou indiretamente, como extração mineral e de gás naturais em depósitos subterrâneas, mas esses sismos chegam a uma classificação baixa na escala richter.



As maiores ações vulcânicas da terra ocorrem nos chamados Círculos de Fogo do Pacífico. Para evitar os estragos que os terremotos vem causando, os países mais avançados tecnologicamente tem desenvolvido novas técnicas como novas regras e métodos de construção dos edifícios que se tornam mais resistentes aos abalos sísmicos.

Existem três tipos de deslocamento das placas: movimento convergente, divergente e tangencial.

A- movimento convergente é um movimento de colisão entre as placas, que ao se chocarem faz com que uma placa fique sobre a outra, causando o aparecimento de montanhas, como os andes, e cinturões vulcânicos.
B- movimento divergente é o afastamento das placas, que como consequência causa uma abertura para a saída de magma do manto para a crosta, entrando em contato com a água do mar formando as ilhas.
C- movimento de transcorrência ou tangencial é o movimento paralelo entre as placas que causa uma instabilidade tectônica, é um contato conservativo entre as placas pois a litosfera não é criada ou destruída durante esse movimento.


Os 10 terremotos que mais mataram foram :
1- 23 de janeiro de 1556, Shansi na China, 830 mil mortos
2- 27 de julho de 1976, Tangshan na China, 255 mil mortos
3- 9 de agosto de 1138, Aleppo na Síria, 230 mil mortos
4- 22 de maio de 1927, China, região próxima a Xining, 200 mil mortos
5-16 de dezembro de 1920, China, Gansu, 200 mil mortos
6-23 de março de 893, Irã, Ardabil, 150 mil mortos
7-1 de setembro de 1923, Japão, Kwanto, 143 mil mortos
8-5 de outubro de 1948, Turcomenistão, 110 mil mortos
9-28 de dezembro de 1908, Itália, Messina, Entre 70 mil e 100 mil mortos
10-Setembro de 1290, China, Chihli, 100 mil mortos

 

©2009 Amanda Oliveira | by TNB