sábado, 24 de abril de 2010

O canal do Panamá

Localizado em uma faixa estreita de terra entre o oceano Atlântico e o Pacífico, o Panamá é uma rota comercial valiosa há 550 anos. Mas só no século 19 a ideia de criar uma hidrovia saiu do papel. Os primeiros a tentar foram os franceses. Empolgados com a construção do canal de Suez, que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho, eles chegaram ao Panamá em 1881. Mas desistiram depois de oito anos, quando 20 mil homens já tinham morrido de malária e febre amarela. Em 1904, os Estados Unidos assumiram os trabalhos. Dez anos depois, era inaugurada uma obra-prima da engenharia, que custou 10 bilhões de dólares em valores atuais. Foi um dinheiro bem investido: só em 2007 o canal precisou de grande ampliação. A primeira fase das obras deve terminar em 2015.

O funcionamento
Para que uma embarcação consiga atravessar os 82 km que separam os dois oceanos, é necessário trafegar pelo ístmo do Panamá, a faixa de terra que liga a peninsula ao continente. Devido à topografia da região, é necessário "escalar" 26 metros até atingir o lago Gatún, para em seguida, do outro lado, descer novamente até o nível do mar.

Para fazer esse trabalho, são usadas as eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações. O Canal do panamá tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no lado do Atlântico. No lado Atlântico, as portas de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma. O lago Gatun, 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago.

Ao entrar em uma das eclusas de Gatún, a água é bombeada para dentro dos diques, que se enchem e elevam a embarcação até o lago Gatún, 26 metros acima do nível do mar. O navio segue pelo lago até atingir as eclusas de Pedro Miguel, que se esvaziam até se igualarem ao nível do Lago Miraflores, 16.5 metros acima do nível do mar e 9.5 metros abaixo do nível anterior. Dentro do lago Miraflores, a embarcação trafega até atingir as eclusas de Miraflores, que reduzem ainda mais o nível da embarcação, até atingir novamente o nível do mar, desta vez próximo à Ciudad de Panamá, capital do país, já do lado do Pacífico.

Conclusão: Com esse texto podemos concluir que o Canal do Panamá, ao longo desse anos, teve grande importância em rotas comerciais e no turismo, tendo como consequência o desencadeamento de guerras pelo controle do canal e como benefício tornou as viagens mais rápidas e menos cansativas, pois antigamente como não havia condições adequadas para as navegações, muitos navegadores morriam. Este canal esta entre os maiores esforços da humanidade que vem contribuindo para o progresso do mundo e atualmente ainda esta sendo trabalhada a ampliação deste canal.

Fontes de pesquisa:
http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20061006-095111.inc
http://historia.abril.com.br/tecnologia/canal-panama-473031.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Amanda Oliveira | by TNB